Mandei currículo para uma proposta de emprego de transmissão de vídeo e percebi que não mencionei uma experiência aqui no LinkedIn.
Em 2025, trabalhei no XVIII Congresso Latino-Americano de Medicina Social e Coletiva (ALAMES), realizado na UERJ, no Rio de Janeiro, em agosto. Fui responsável por 12 transmissões ao vivo pelo YouTube ao longo de uma semana. Em alguns momentos, houve a transmissão simultânea de dois eventos em auditórios diferentes, viabilizada por um link dedicado de internet. Minhas atribuições incluíram a organização do fluxo de transmissão, monitoramento do sinal e suporte aos participantes que estavam em outra localidade. Ajudei a transmitir a mesa de abertura, palestras, homenagens e a mesa de encerramento.
A ALAMES é uma articulação não institucionalizada que promove o campo da Medicina Social e Saúde Coletiva na América Latina e conta com representações (capítulos) em todos os países do continente, mantendo uma atividade na formação de profissionais e lideranças ativistas pela saúde.
Foram cerca de 3 mil pesquisadores, ativistas e estudantes circulando pela UERJ, debatendo a saúde pública e coletiva do Brasil e de toda a América Latina. Para a equipe de comunicação, foi uma correria só. O trabalho era virtual, mas houve vários momentos em que tive que ir presencialmente a algum auditório para evitar problemas na transmissão. Aconteceram alguns problemas, mas, no geral, o evento foi excelente.
Foi um Congresso enorme, com gente da América Latina inteira. Achei que ele iria receber pelo menos uma menção em telejornais locais. Ninguém se interessou. Talvez por ser uma pauta ‘de esquerda’ ou por ser acadêmica.
Nesse curto período de tempo, deu para perceber que a UERJ é uma usina de acontecimentos e de pessoas fazendo acontecer. A minha impressão é que a universidade, mesmo em “eterna crise financeira”, tem mais atividade cultural que a maior parte das cidades de pequeno e médio porte do Brasil.
Seguem alguns links de referência.
https://congresso.alames.org/
https://www.youtube.com/playlist?list=PLDJ25cXjBWzXGS4sGwgcDn0RlR-kWZoIV


Comentários